DE MOMENTO EXISTE UM PROBLEMA DE ACESSO AOS PROTOCOLOS, NO ENTANTO ESTAMOS A TRABALHAR PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA EM BREVE! Por enquanto pode requerer os protocolos que procura para o e-mail ociimarnaescola@ciimar.up.pt

protocolos experimentais

Os protocolos experimentais apresentados foram desenvolvidos por investigadores e colaboradores do CIIMAR. Consistem numa série de actividades relacionadas com problemas e questões básicas e aplicadas nas áreas das Ciências Marinhas e Ambientais. Inserem-se nos vários temas de investigação do Centro e são constituídos por uma breve descrição do tópico e objetivos, o procedimento experimental e uma folha de registo de resultados para os alunos. Cada protocolo foi adequado ao plano curricular das disciplinas da área das ciências biológicas: Estudo do Meio (1º Ciclo do Ensino Básico), Ciências da Natureza (2º Ciclo do Ensino Básico), Ciências Naturais (3º Ciclo do Ensino Básico) e Biologia (Ensino Secundário).