PALESTRAS

As palestras destinam-se ao público escolar e serão realizadas gratuitamente na sala de aula por investigadores do CIIMAR, em Escolas Azuis da região Norte. Estas abordarão temas atuais de interesse em biologia marinha e impacte ambiental, inseridos nas áreas de investigação do CIIMAR.
Para agendar a realização de uma palestra aos seus alunos escolha a sua área de interesse, de entre a lista abaixo, e contacte-nos por email, indicando qual a sua escola, a área escolhida, e as datas e horários preferidos para a sua realização. Por favor contacte-nos com a maior antecedência possível; essa é a melhor forma de garantir que poderemos deslocar-nos à sua escola na altura pretendida.

ÁREAS

• Aquacultura
  • Bioquímica
  • Síntese proteíca
  • Biodiversidade
  • Biologia celular
  • Conservação e proteção do ambiente
  • Ictiologia

• Toxicologia ambiental
  • Zoologia de invertebrados

ALGUMAS PALESTRAS

Mercúrio − Da contaminação ambiental ao risco do consumo de algumas espécies de peixe
O mercúrio (Hg) é um metal da crusta terrestre utilizado em numerosas atividades industriais, e produtos fabricados pelo Homem. Estas atividades levam à sua emissão para o ambiente (ar, solo, água), onde pode produzir efeitos adversos nos organismos. Quais as vias de entrada do mercúrio para o ambiente? Que processos naturais originam formas tóxicas de Hg? Como podemos estudá-los? Quais as implicações destes processos na acumulação de Hg em espécies de peixe de consumo humano?

Os peixes têm estômago?
O estômago é um órgão do sistema digestivo que evoluiu ao longo de 450 miliões de anos. No entanto, alguns animais, mais particularmente alguns peixes que não têm este órgão, usam um chamado “falso-estômago” como uma arma de defesa. Outros peixes fazem respiração através do intestino. O sistema digestivo nos peixes é, portanto, extremamente diversificado e cheio de funções que não se restringem à digestão e absorção de nutrientes.

À descoberta de novos vectores de toxinas nas águas temperadas do Atlântico
Novos vectores de toxinas, com reflexo nos ecossistemas aquáticos e na saúde pública, têm sido identificados nas águas temperadas do Atlântico. As alterações climáticas e a intervenção antropogénica são alguns dos factores que têm contribuído para este fenómeno, influenciando nomeadamente a migração de espécies tóxicas exóticas.

Podem as plantas e os micro-organismos limpar o ambiente?
A fitorremediação e bioremediação são duas técnicas de remediação biológica que podem ser aplicadas em zonas estuarinas e costeiras. Algumas plantas de sapais estuarinos mostram potentical para a fitorremediação de metais, contribuindo para a conservação/recuperação destes ambientes. Por seu lado, certos micro-organismos podem ser usados em bioremediação para recuperação/limpeza de zonas costeiras afectadas por derrames de petróleo.