Literacia do Oceano

A proteção do Oceano é essencial e prioritária a nível global e em particular para Portugal, um país com extensa costa e assinalável Zona Económica Exclusiva. Esta proteção só pode ser atingida pelo aumento do conhecimento científico sobre o Oceano e da discussão integrada da sua influência no Homem e da influência do próprio Homem no Oceano. Um cidadão plenamente informado da importância do Oceano para a humanidade, consegue comunicar sobre o Oceano de forma significativa e é capaz de tomar decisões informadas e responsáveis acerca do Oceano e dos seus recursos. Nesse sentido, uma iniciativa desenvolvida por dezenas de entidades científicas e educativas, identificou sete Princípios Essenciais sobre a cultura científica do Oceano, apelando à chamada Literacia do Oceano. Os Princípios Essenciais são ideias-chave que a sociedade deve conhecer sobre o Oceano. A adaptação da iniciativa à realidade portuguesa foi coordenada pela Ciência Viva através do projeto Conhecer o Oceano em colaboração com uma equipa de investigadores das Ciências do Mar e das Ciências da Educação, nos quais se incluem investigadores do CIIMAR. Para saber mais sobre o Oceano e aumentar a sua Literacia do Oceano consulte os sites dos projectos Conhecer o Oceano e Kit do Mar e venha ao OceanLab!

visita o nosso blog

Segue o nosso Blog para conhecer e saber mais sobre o Oceano. Submete um artigo relacionado com os princípios da Literacia do Oceano ou um artigo relacionado com a experiência que realizaste no OceanLab. O melhor artigo submetido será o vencedor do prémio OceanLab.

CIIMAR

parceiros do projeto

O OceanLab é um projecto liderado por uma equipa multidisciplinar de investigadores do CIIMAR. Os dois Centros de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIAs), geridos pelo CIIMAR através de protocolos de cooperação com as Câmaras Municipais de Vila do Conde e Matosinhos são também parceiros do OceanLab. Os CMIAs realizam regularmente exposições, seminários, oficinas, ações de formação para público de várias idades.

atividades mão-na-massa

Os protocolos experimentais das atividades “mãos-na-massa” foram desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar de investigadores e colaboradores do CIIMAR. Consistem numa série de atividades, realizadas em ambiente laboratorial, relacionadas com problemas e questões básicas e aplicadas do Oceano e direcionadas à Literacia do Oceano. As atividades experimentais propõem o conhecimento sobre a importância e potencial de recursos dos Mares e Oceanos constituindo um forte estímulo à curiosidade e ao interesse pela escolha de profissões ligadas ao Mar. De acordo com o tipo de solicitação, as atividades podem ser ajustadas em termos de complexidade ao nível dos jovens visitantes.

Integrated Multi Trophic Aquaculture - Student's Kit

No âmbito do protocolo "Aquacultura Multitrófica Integrada" do projeto Oceanlab, encontra-se disponível um vídeo de apoio à realização da atividade experimental, onde pode encontar todo o material necessário para a elaboração da atividade bem como orientação para a montagem do sistema.

OceanLab

O objetivo principal do OceanLab é a promoção de uma abordagem holística à Literacia do Oceano através de um programa dedicado à realização de um conjunto de experiências científicas “mãos na massa” relacionadas com estes temas num laboratório específico (o OceanLab), preparado para receber jovens, seus docentes e familiares. Nestas atividades os jovens poderão colocar em prática, num contexto laboratorial, protocolos experimentais relativos a princípios ligados à Literacia do Oceano, à gestão integrada do Oceano e à manutenção do seu Bom Estado Ambiental. O acesso dos jovens ao OceanLab será feito através de visitas das suas escolas, de atividades de férias para jovens e/ou de Dias Abertos organizados para o público em geral, estando sempre acompanhados por uma equipa multidisciplinar de investigadores e colaboradores do CIIMAR.