Do Oceano para a sala de aula
O aumento da Literacia do Oceano (LO) foi identificado como essencial para capacitar
os cidadãos, e sobretudo as gerações futuras, no curto e no longo-termo,
para a proteção do Oceano, revertendo a sua cavalgante degradação e estimulando a
economia azul.
O trabalho conjunto de cientistas, professores, educadores e alunos das escolas é reconhecido
como importante para facilitar a compreensão do público sobre questões complexas de saúde do Oceano
e para tornar a sociedade parte da solução.
O projeto OceanClass tem pois por objetivos:
Desenvolver um manual de conteúdos e atividades práticas para apoio
aos docentes no ensino científico sobre o Oceano na sala de aula, dirigido
sobretudo a docentes do ensino básico geral;
Realização de workshops de formação sobre LO para docentes e alunos;
Realização de dias de ciência do Oceano para a sociedade em geral.
Game: OCEAN LITERACY
O que sabe sobre o Oceano e a reciclagem dos plásticos?
Esta app disponível para download no Google Play
permite testar o nosso conhecimento relativamente à reciclagem.
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Equipa e Parceiros
O OceanClass é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores com experiência na formação para a literacia do Oceano, e desenvolverá o OceanClass com docentes e alunos de duas Escolas Azuis - Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, Colégio Nossa Senhora da Bonança -, e o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, incluindo docentes com experiência na realização de manuais escolares.
ODS da UNESCO
Pela sua interação colaborativa e os objetivos propostos, o OceanClass está de acordo
e contribui para três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO:
Educação de qualidade (ODS4)
Proteger a Vida Marinha (ODS14)
Parcerias para a Implementação dos Objetivos (ODS17)
Protocolos experimentais - Acidificação e FitoETAR
No âmbito do protocolo "Como ocorre a acidificação do Oceano", encontra-se disponível um vídeo
de apoio à realização da atividade experimental, onde pode acompanhar a elaboração das 3 partes da atividade.
O protocolo para a construção de um modelo de FitoETAR encontra-se também disponível em Português e Inglês.
Pode também consultar outros vídeos de exemplificação das atividades práticas descritas nos protocolos
OceanClass
É atualmente reconhecido que o conteúdo e os tópicos do Oceano não estão bem representados nos currículos educacionais em geral, e os docentes sentem uma falta de recursos e exemplos para trabalhar. Este tipo de conteúdos têm potencial para serem integrados de modo interdisciplinar em muitos tópicos curriculares, da ciência à arte. O CIIMAR é regularmente contactado por professores que solicitam tanto apoio científico e formação profissional, como atividades de ciência do Oceano para os seus jovens estudantes. Além disto, atendendo ao potencial de riqueza marítimo, é uma necessidade urgente o ensino abrangente dos temas do Oceano nos currículos e a criação de gerações de jovens que abraçem em pleno o Oceano e a Economia Azul, tão vital para o crescimento económico nacional.