Do Oceano para a sala de aula

O aumento da Literacia do Oceano (LO) foi identificado como essencial para capacitar os cidadãos, e sobretudo as gerações futuras, no curto e no longo-termo, para a proteção do Oceano, revertendo a sua cavalgante degradação e estimulando a economia azul. O trabalho conjunto de cientistas, professores, educadores e alunos das escolas é reconhecido como importante para facilitar a compreensão do público sobre questões complexas de saúde do Oceano e para tornar a sociedade parte da solução. O projeto OceanClass tem pois por objetivos:
Desenvolver um manual de conteúdos e atividades práticas para apoio aos docentes no ensino científico sobre o Oceano na sala de aula, dirigido sobretudo a docentes do ensino básico geral;
Realização de workshops de formação sobre LO para docentes e alunos;
Realização de dias de ciência do Oceano para a sociedade em geral.

Game: OCEAN LITERACY

O que sabe sobre o Oceano e a reciclagem dos plásticos?
Esta app disponível para download no Google Play permite testar o nosso conhecimento relativamente à reciclagem.

visite-nos nas redes sociais

Siga as nossas páginas no Facebook e Twitter, e o nosso canal no YouTube para conhecer e saber mais sobre o Oceano, e acompanhar as nossas atividades.

Equipa e Parceiros

O OceanClass é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores com experiência na formação para a literacia do Oceano, e desenvolverá o OceanClass com docentes e alunos de duas Escolas Azuis - Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, Colégio Nossa Senhora da Bonança -, e o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, incluindo docentes com experiência na realização de manuais escolares.

ODS da UNESCO

CIIMAR

Pela sua interação colaborativa e os objetivos propostos, o OceanClass está de acordo e contribui para três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO:
Educação de qualidade (ODS4)
Proteger a Vida Marinha (ODS14)
Parcerias para a Implementação dos Objetivos (ODS17)

Protocolos experimentais - Acidificação e FitoETAR

No âmbito do protocolo "Como ocorre a acidificação do Oceano", encontra-se disponível um vídeo de apoio à realização da atividade experimental, onde pode acompanhar a elaboração das 3 partes da atividade.
O protocolo para a construção de um modelo de FitoETAR encontra-se também disponível em Português e Inglês.
Pode também consultar outros vídeos de exemplificação das atividades práticas descritas nos protocolos

OceanClass

É atualmente reconhecido que o conteúdo e os tópicos do Oceano não estão bem representados nos currículos educacionais em geral, e os docentes sentem uma falta de recursos e exemplos para trabalhar. Este tipo de conteúdos têm potencial para serem integrados de modo interdisciplinar em muitos tópicos curriculares, da ciência à arte. O CIIMAR é regularmente contactado por professores que solicitam tanto apoio científico e formação profissional, como atividades de ciência do Oceano para os seus jovens estudantes. Além disto, atendendo ao potencial de riqueza marítimo, é uma necessidade urgente o ensino abrangente dos temas do Oceano nos currículos e a criação de gerações de jovens que abraçem em pleno o Oceano e a Economia Azul, tão vital para o crescimento económico nacional.

EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.