ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS

1º Ciclo do Ensino Básico

Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.

2º Ciclo do Ensino Básico

Coração transparente: acelera ou desacelera?
Os alunos poderão observar os efeitos de substâncias potencialmente nocivas no ritmo cardíaco de um invertebrado aquático muito utilizado como modelo biológico.

Ensino Secundário

Como se forma a imagem de procura/busca nos predadores?
Com esta experiência os alunos poderão investigar como se forma a imagem de pesquisa nos predadores e observar um dos seus comportamentos típicos face à disponibilidade de presas no seu ambiente.

E debaixo da areia está uma pulga... do mar.
Esta atividade prática propõe a observação de anfípodes e de várias fases do seu desenvolvimento embrionário precoce, contextualizando o importante papel ecológico destes pequenos crustáceos nos ecossistemas costeiros.

Sherlock-Holmes: na pista de invertebrados marinhos
A atividade proporcionará uma introdução à sistemática e taxonomia baseada na identificação de invertebrados marinhos da costa portuguesa, com morfologias típicas, e atípicas apresentadas como problemas mistério.

o ciimar

O CIIMAR - Centro interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - é uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto. Tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção do desenvolvimento tecnológico e o apoio a polítcas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais.
O CIIMAR desempenha também um papel de relevo na formação e promoção da educação científica e tecnológica na sociedade portuguesa, de forma a melhorar o conhecimento e a percepção pública da ciência e a aumentar o interesse dos jovens estudantes para as carreiras científicas.