ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS
1º Ciclo do Ensino Básico
Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.
2º Ciclo do Ensino Básico
Coração transparente: acelera ou desacelera?
Os alunos poderão observar os efeitos de substâncias potencialmente nocivas no ritmo cardíaco de um invertebrado aquático muito utilizado como modelo biológico.
Ensino Secundário
Como se forma a imagem de procura/busca nos predadores?
Com esta experiência os alunos poderão investigar como se forma a imagem de pesquisa nos predadores e observar um dos seus comportamentos típicos face à disponibilidade de presas no seu ambiente.
E debaixo da areia está uma pulga... do mar.
Esta atividade prática propõe a observação de anfípodes e de várias fases do seu desenvolvimento embrionário precoce, contextualizando o importante papel ecológico destes pequenos crustáceos nos ecossistemas costeiros.
Sherlock-Holmes: na pista de invertebrados marinhos
A atividade proporcionará uma introdução à sistemática e taxonomia baseada na identificação de invertebrados marinhos da costa portuguesa, com morfologias típicas, e atípicas apresentadas como problemas mistério.