QUEBRA-CABEÇAS 1

Horizontais
1. Nome dado a uma substância natural produzida por organismos uni- ou multicelulares que é tóxica para outros seres vivos.
2. O oceano é a maior fonte natural deste elemento químico essencial à saúde humana.
3. Função através da qual os seres vivos originam a sua descendência, assegurando a continuidade da espécie.
4. Medida da quantidade de sais existentes em massas de água naturais (e.g., oceanos, estuários, rios).
5. Animal que se alimenta de detritos orgânicos.
6. Órgão das plantas com função de absorção de água e nutrientes.
7. Alteração de um gene ou de um cromossoma na sequência de pares de bases do DNA ou no rearranjo físico da sequência original.
8. Zona entre marés de elevada diversidade de habitats e organismos marinhos.
9. Uma das sete categorias principais utilizadas na classificação taxonómica dos animais.
10. Órgão de animais aquáticos de estrutura filamentosa e muito vascularizado com função de trocas gasosas.

Verticais
1. Microcrustáceo com patas especializadas para a natação e para a locomoção que habita as algas verdes das poças de maré.
2. Variedade de seres vivos à face da Terra, e das suas comunidades, nos seus aspetos genético, funcional e de interacção interespecifica e com o meio ambiente.
3. Processo sob controlo endócrino pelo qual alguns animais mudam o seu exosqueleto.
4. Glândula de crustáceos e moluscos com função mista de fígado e pâncreas.
5. Feixe de filamentos de moluscos bivalves que permite a sua fixação ao substrato.
6. Espécie capaz de se adaptar a uma vasta gama de salinidades.
7. Microcrustáceo de ambientes hipersalinos; boa fonte de alimento para peixes e aves aquáticas.
8. Ficolóide extraído de algas marinhas vermelhas usado no fabrico de geleias, gelados e xaropes.
9. Órgão do peixe capaz de produzir células reprodutoras.
10. Variação natural na sequência nucleotídea dum gene com frequência na população superior a 1%.

QUEBRA-CABEÇAS 2

Horizontais
1. Concreção calcária no aparelho vestibular dos peixes, com função de controlo do equilíbrio e da posição corporal, que pode ser usada na determinação da idade do animal.
2. Escala que mede a acidez ou alcalinidade de uma solução.
3. Pólipo marinho carnívoro, de corpo cilíndrico e vida longa, capaz de produzir fortes neurotoxinas que paralisam as suas vítimas (invertido).
4. Zona costeira imediatamente a seguir à área de maré baixa que consitui habitat para diversas plantas e animais (e.g., algas vermelhas, ouriços-do-mar).
5. Nome dado aos organismos que vivem próximo da superfície ou na coluna de água de ecossistemas aquáticos.
6. Enzima anti-oxidativa das células de animais, plantas e fungos que converte o peróxido de hidrogénio em água e oxigénio.
7. Molécula que catalisa reacções bioquímicas nos organimos.
8. Peixe pelágico típico das zonas costeiras dos Açores.
9. Pequeno crustáceo de água doce útil como modelo biológico em Fisiologia, Ecologia e Toxicologia.
10. Estádio larvar planctónico da artémia.
11. Órgão transparente dos cladóceros, sensível aos efeitos estimulantes e depressores de susbtâncias antropogénicas.
12. Designação geral dada aos fatores físicos ou químicos dos ecossistemas que influenciam a biologia dos seres vivos, nomeadamente a sua distribuição e fisiologia.

Verticais
1. Peixe catádromo dos estuários nacionais, actualmente incluído como espécie em perigo no Livro Vermelho dos Vertebrados Portugueses.
2. Processo pelo qual alguns vertebrados e invertebrados aquáticos mantêm a pressão osmótica dos seus fluídos, controlando activamente o balanço em água e solutos das suas células.
3. Espécies que vivem associadas aos sedimentos dos sistemas aquáticos quer marinhos quer de águas interiores.
4. Estádio do desenvolvimento em que o animal possui uma única camada células que delimitam uma cavidade oca cheia de fluído.
5. Organismo multicelular em fase precoce de desenvolvimento.
6. Bilvalve de água doce, de origem asiática, registado como invasor em estuários do Norte de Portugal (nome do género).
7. Género de algas vermelhas de onde se extrai o agar.
8. Difusão das moléculas de um soluto, através de uma membrana semipermeável, duma solução menos concentrada para uma mais concentrada até se atingir o equilíbrio entre soluções.
9. Conjunto de fenómenos meteorológicos que caracterizam o estado médio da atmosfera de uma região.
10. Designação de espécie que passa a maior parte do ciclo de vida em água doce ou estuarina, migrando para se reproduzir no mar.
11. Processo pelo qual uma semente origina uma nova planta.
12. Fluido dos invertebrados com funções idênticas ao sangue dos vertebrados.

AS MINHAS PRESAS E OS MEUS PREDADORES

Presas