PROTOCOLOS EXPERIMENTAIS

Gelatina para vegetarianos?
Os alunos tomarão conhecimento com as algas marinhas, a sua biodiversidade e utilidade para o Homem através da preparação de gelatina a partir de algas vermelhas.

Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.

Quem semeia, colhe.
A experiência proporciona-se o reconhecimento da diversidade de sementes, a sua importância, e investiga os efeitos de fatores abióticos como por exemplo a acidez dos solos na sua germinação.

E se a salinidade se alterar?
Esta atividade permitirá aos alunos conhecer a artémia e investigar os efeitos de diferentes condições ambientais no seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução.

Vamos pescar?
A atividade proporcionará a compreensão das consequências da pesca incondicional nas populações de espécies aquáticas de consumo humano, descobrindo a necessidade de estabelecer regulamentação/restrições de pesca que permitam a manutenção da população.

Maré negra: do derrame à limpeza.
A atividade propõe a elaboração com os alunos de uma experiência em que se testa a eficiência de diferentes métodos e materiais de limpeza e descontaminação de áreas afetadas por marés negras.

Será que as plantas gostam de água da torneira?
A atividade centra-se na comparação da biomassa de plantas regadas com diferentes tipos de água investigando os efeitos do stresse químico no seu crescimento.

Coração transparente: acelera ou desacelera?
Os alunos poderão observar os efeitos de substâncias potencialmente nocivas no ritmo cardíaco de um invertebrado aquático muito utilizado como modelo biológico.

E se a salinidade se alterar?

O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.

Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.

Vamos pescar?

Crónica de uma morte anunciada: macroinvertebrados como indicadores de poluição dos cursos de água.
Os alunos ficarão a conhecer macroinvertebrados de um curso de água local, a sua biodiversidade, e o papel das comunidades de macroinvertebrados de um ecossistema dulçaquícola na avaliação da qualidade da sua água.

As artémias também precisam de higiene diária?
Os alunos terão a oportunidade de investigar efeitos de um detergente doméstico em artémia realizando para isso um ensaio de toxicidade aguda com este organismo.

Ácido ou alcalino? Ou, as couves roxas também nos indicam o pH.
O pH e as noções de ácido e alcalino são apresentadas através da elaboração pelos alunos de um indicador de pH utilizando extrato de couve roxa, e a determinação do carácter químico de soluções aquosas ou líquidos do nosso quotidiano?

Como ocorre a acidificação dos oceanos?
Utilizando um conjunto de materiais simples os alunos poderão investigar como ocorre o fenómeno de acidificação dos oceanos e quais os seus efeitos no carbonato de cálcio existente no exosqueleto e conchas de animais marinhos.

À procura da água culpada.
A atividade proporcionará a investigação e compreensão dos efeitos da libertação de águas residuais de atividades domésticas (e.g., água de lavar a louça) para o solo através de um ensaio laboratorial, estimulando o desenvolvimento da capacidade de planeamento experimental.

Vamos pescar?

Reprodução nos peixes: maturação de gónadas e gâmetas.
A atividade proporcionará a observação microscópica de gónadas e gâmetas de solha e tainha nos seus diferentes estado de maturação, permitindo a identificação dos tecidos e tipos celulares característicos de cada género, em associação com o seu papel funcional.

Como se forma a imagem de procura/busca nos predadores?
Com esta experiência os alunos poderão investigar como se forma a imagem de pesquisa nos predadores e observar um dos seus comportamentos típicos face à disponibilidade de presas no seu ambiente.

E escondida nas algas está uma pulga... do mar.
Esta atividade prática propõe a observação de anfípodes e de várias fases do seu desenvolvimento embrionário precoce, contextualizando o importante papel ecológico destes pequenos crustáceos nos ecossistemas costeiros.

Genotoxicidade: o teste dos micronúcleos.
Pela observação microscópica de preparações definitivas os alunos ficarão a conhecer os eritrócitos de peixe e várias anomalias dos seus núcleos que nos podem indicar a ocorrência de danos no DNA causados pela exposição a contaminação ambiental.

Maré negra: do derrame à limpeza.

À procura da água culpada.

As artémias também precisam de higiene diária?

Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes

Sherlock-Holmes: na pista de invertebrados marinhos
A atividade proporcionará uma introdução à sistemática e taxonomia baseada na identificação de invertebrados marinhos da costa portuguesa, com morfologias típicas, e atípicas apresentadas como problemas mistério.