MICROPLÁSTICOS E BIOPLÁSTICOS

Vamos limpar o lixo marinho da praia? – o jogo do tabuleiro
Esta atividade tem como objetivo simular uma limpeza de praia, e dessa forma discutir a origem destes resíduos e os percursos através dos quais eles chegam ao Oceano e às praias. Com o cenário experimental pretende-se ainda discutir a necessidade de implementar medidas de resolução e prevenção deste problema.

Caça-fantasmas: à pesca das redes perdidas no Oceano
Esta atividade tem como objetivo compreender as consequências da presença de redes perdidas ou abandonadas no meio aquático. Com o cenário experimental, os alunos vivenciam as consequências e descobrem a necessidade de implementar medidas de resolução e prevenção deste problema.

Vamos limpar o lixo marinho da praia? – o jogo do tabuleiro

O que esconde a nossa máquina de lavar roupa?
Esta atividade tem por objetivos dar a conhecer o problema das fibras de poliéster, microplásticos presentes na roupa, e alertar sobre a necessidade de mudanças nas atividades do nosso dia-a-dia que afetam negativamente o ambiente marinho.

As Artémias e os microplásticos: uma história sem final feliz.
A realização de um ensaio de toxicidade com artémia, de forma a avaliar o potencial dos microplásticos como contaminantes ou veículos de transmissão de contaminação ambiental, pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho e em especial para a poluição por microplásticos e seus efeitos nefastos.

O que esconde a nossa areia?
Esta atividade tem por objetivo dar a conhecer os microplásticos, a sua origem e as consequências da sua presença no meio marinho. Pretende-se com esta atividade sensibilizar para a necessidade de redução da produção e consumo de plásticos.

Como produzir alternativas aos plásticos de base petroquímica?
Esta experiência tem por objectivos dar a conhecer os plásticos, as suas principais características e usos, assim como perceber os processos de polimerização que levam à produção dos bioplásticos.

Microesferas em cosméticos: vale mesmo a pena?
Esta experiência tem por objectivos investigar a presença de microplásticos na composição de cosméticos ou produtos de higiene pessoal e discutir a necessidade da sua utilização face ao grave problema actual de contaminação do oceano por microplásticos.

O que esconde a nossa areia?

As Artémias e os microplásticos: uma história sem final feliz.

O que comem os nossos caranguejos?
Com esta experiência pretende-se estudar a presença de microplásticos no sistema digestivo do Caranguejo-verde, Carcinus maenas, através da análise da glândula digestiva destes organismos, e assim sensibilizar para a problemática do lixo marinho e em especial para a poluição por microplásticos e seus efeitos nefastos.