ICTIOLOGIA

Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.

Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes

Reprodução nos peixes: maturação de gónadas e gâmetas.
A atividade proporcionará a observação microscópica de gónadas e gâmetas de solha e tainha nos seus diferentes estado de maturação, permitindo a identificação dos tecidos e tipos celulares característicos de cada género, em associação com o seu papel funcional.

Genotoxicidade: o teste dos micronúcleos.
Pela observação microscópica de preparações definitivas os alunos ficarão a conhecer os eritrócitos de peixe e várias anomalias dos seus núcleos que nos podem indicar a ocorrência de danos no DNA causados pela exposição a contaminação ambiental.