ECOLOGIA E ECOTOXICOLOGIA



1º Ciclo do Ensino Básico


Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.


Quem semeia, colhe.
A experiência proporciona-se o reconhecimento da diversidade de sementes, a sua importância, e investiga os efeitos de fatores abióticos como por exemplo a acidez dos solos na sua germinação.


E se a salinidade se alterar?
Esta atividade permitirá aos alunos conhecer a artémia e investigar os efeitos de diferentes condições ambientais no seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução.



2º Ciclo do Ensino Básico


Será que as plantas gostam de água da torneira?
A atividade centra-se na comparação da biomassa de plantas regadas com diferentes tipos de água investigando os efeitos do stresse químico no seu crescimento.


E se a salinidade se alterar?
Esta atividade permitirá aos alunos conhecer a artémia e investigar os efeitos de diferentes condições ambientais no seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução.


O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.



3º Ciclo do Ensino Básico


As artémias também precisam de higiene diária?
Os alunos terão a oportunidade de investigar efeitos de um detergente doméstico em artémia realizando para isso um ensaio de toxicidade aguda com este organismo.


À procura da água culpada.
A atividade proporcionará a investigação e compreensão dos efeitos da libertação de águas residuais de atividades domésticas (e.g., água de lavar a louça) para o solo através de um ensaio laboratorial, estimulando o desenvolvimento da capacidade de planeamento experimental.


O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.



Ensino Secundário


Reprodução nos peixes: maturação de gónadas e gâmetas.
A atividade proporcionará a observação microscópica de gónadas e gâmetas de solha e tainha nos seus diferentes estado de maturação, permitindo a identificação dos tecidos e tipos celulares característicos de cada género, em associação com o seu papel funcional.


Como se forma a imagem de procura/busca nos predadores?
Com esta experiência os alunos poderão investigar como se forma a imagem de pesquisa nos predadores e observar um dos seus comportamentos típicos face à disponibilidade de presas no seu ambiente.


E debaixo da areia está uma pulga... do mar.
Esta atividade prática propõe a observação de anfípodes e de várias fases do seu desenvolvimento embrionário precoce, contextualizando o importante papel ecológico destes pequenos crustáceos nos ecossistemas costeiros.


Genotoxicidade: o teste dos micronúcleos.
Pela observação microscópica de preparações definitivas os alunos ficarão a conhecer os eritrócitos de peixe e várias anomalias dos seus núcleos que nos podem indicar a ocorrência de danos no DNA causados pela exposição a contaminação ambiental.


À procura da água culpada.
A atividade proporcionará a investigação e compreensão dos efeitos da libertação de águas residuais de atividades domésticas (e.g., água de lavar a louça) para o solo através de um ensaio laboratorial, estimulando o desenvolvimento da capacidade de planeamento experimental.


As artémias também precisam de higiene diária?
Os alunos terão a oportunidade de investigar efeitos de um detergente doméstico em artémia realizando para isso um ensaio de toxicidade aguda com este organismo.


O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.


o ciimar

O CIIMAR - Centro interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - é uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto. Tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção do desenvolvimento tecnológico e o apoio a polítcas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais.
O CIIMAR desempenha também um papel de relevo na formação e promoção da educação científica e tecnológica na sociedade portuguesa, de forma a melhorar o conhecimento e a percepção pública da ciência e a aumentar o interesse dos jovens estudantes para as carreiras científicas.