ECOLOGIA E ECOTOXICOLOGIA
1º Ciclo do Ensino Básico
Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.
Quem semeia, colhe.
A experiência proporciona-se o reconhecimento da diversidade de sementes, a sua importância, e investiga os efeitos de fatores abióticos como por exemplo a acidez dos solos na sua germinação.
E se a salinidade se alterar?
Esta atividade permitirá aos alunos conhecer a artémia e investigar os efeitos de diferentes condições ambientais no seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução.
2º Ciclo do Ensino Básico
Será que as plantas gostam de água da torneira?
A atividade centra-se na comparação da biomassa de plantas regadas com diferentes tipos de água investigando os efeitos do stresse químico no seu crescimento.
E se a salinidade se alterar?
Esta atividade permitirá aos alunos conhecer a artémia e investigar os efeitos de diferentes condições ambientais no seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução.
O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.
3º Ciclo do Ensino Básico
As artémias também precisam de higiene diária?
Os alunos terão a oportunidade de investigar efeitos de um detergente doméstico em artémia realizando para isso um ensaio de toxicidade aguda com este organismo.
À procura da água culpada.
A atividade proporcionará a investigação e compreensão dos efeitos da libertação de águas residuais de atividades domésticas (e.g., água de lavar a louça) para o solo através de um ensaio laboratorial, estimulando o desenvolvimento da capacidade de planeamento experimental.
O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.
Ensino Secundário
Reprodução nos peixes: maturação de gónadas e gâmetas.
A atividade proporcionará a observação microscópica de gónadas e gâmetas de solha e tainha nos seus diferentes estado de maturação, permitindo a identificação dos tecidos e tipos celulares característicos de cada género, em associação com o seu papel funcional.
Como se forma a imagem de procura/busca nos predadores?
Com esta experiência os alunos poderão investigar como se forma a imagem de pesquisa nos predadores e observar um dos seus comportamentos típicos face à disponibilidade de presas no seu ambiente.
E debaixo da areia está uma pulga... do mar.
Esta atividade prática propõe a observação de anfípodes e de várias fases do seu desenvolvimento embrionário precoce, contextualizando o importante papel ecológico destes pequenos crustáceos nos ecossistemas costeiros.
Genotoxicidade: o teste dos micronúcleos.
Pela observação microscópica de preparações definitivas os alunos ficarão a conhecer os eritrócitos de peixe e várias anomalias dos seus núcleos que nos podem indicar a ocorrência de danos no DNA causados pela exposição a contaminação ambiental.
À procura da água culpada.
A atividade proporcionará a investigação e compreensão dos efeitos da libertação de águas residuais de atividades domésticas (e.g., água de lavar a louça) para o solo através de um ensaio laboratorial, estimulando o desenvolvimento da capacidade de planeamento experimental.
As artémias também precisam de higiene diária?
Os alunos terão a oportunidade de investigar efeitos de um detergente doméstico em artémia realizando para isso um ensaio de toxicidade aguda com este organismo.
O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.