CONSERVAÇÃO E PROTECÇÃO DO AMBIENTE

Quem semeia, colhe.
A experiência proporciona-se o reconhecimento da diversidade de sementes, a sua importância, e investiga os efeitos de fatores abióticos como por exemplo a acidez dos solos na sua germinação.

E se a salinidade se alterar?
Esta atividade permitirá aos alunos conhecer a artémia e investigar os efeitos de diferentes condições ambientais no seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução.

Maré negra: do derrame à limpeza.
A atividade propõe a elaboração com os alunos de uma experiência em que se testa a eficiência de diferentes métodos e materiais de limpeza e descontaminação de áreas afetadas por marés negras.

Será que as plantas gostam de água da torneira?
A atividade centra-se na comparação da biomassa de plantas regadas com diferentes tipos de água investigando os efeitos do stresse químico no seu crescimento.

E se a salinidade se alterar?

FitoETAR
Esta experiência pretende dar a conhecer as vantagens e aplicações das FitoETARS. Através desta atividade os alunos poderão construir uma réplica de uma FitoETAR, perceber o seu funcionamento e conhecer os processos físicos e bioquímicos inerentes ao seu funcionamento.

Crónica de uma morte anunciada: macroinvertebrados como indicadores de poluição dos cursos de água.
Os alunos ficarão a conhecer macroinvertebrados de um curso de água local, a sua biodiversidade, e o papel destas comunidades na avaliação da qualidade da água de um ecossistema dulçaquícola.

As artémias também precisam de higiene diária?
Os alunos terão a oportunidade de investigar efeitos de um detergente doméstico em artémia realizando para isso um ensaio de toxicidade aguda com este organismo.

À procura da água culpada.
A atividade proporcionará a investigação e compreensão dos efeitos da libertação de águas residuais de atividades domésticas (e.g., água de lavar a louça) para o solo através de um ensaio laboratorial, estimulando o desenvolvimento da capacidade de planeamento experimental.

FitoETAR

Biorremediação: biodegradação de contaminantes orgânicos por microrganismos
A atividade pretende investigar o potencial de biodegradação de detergentes e produtos de higiene pessoal por microrganismos com origem ambiental, abordando os ciclos de nutrientes e a sua importância, e a poluição dos oceanos e soluções naturais e eficientes de tratamento e remoção destes poluentes.

Maré negra: do derrame à limpeza.

À procura da água culpada.

As artémias também precisam de higiene diária?