BIODIVERSIDADE

Há mais algas no teu dia-a-dia do que imaginas!
Esta atividade procura incentivar a leitura e análise dos rótulos dos produtos, reconhecer a presença de algas ou seus derivados nos ingredientes rotulados, e reconhecer algumas espécies de macroalgas típicas.

Gelatina para vegetarianos?
Os alunos tomarão conhecimento com as algas marinhas, a sua biodiversidade e utilidade para o Homem através da preparação de gelatina a partir de algas vermelhas.

Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.

Quem semeia, colhe.
A experiência proporciona-se o reconhecimento da diversidade de sementes, a sua importância, e investiga os efeitos de fatores abióticos como por exemplo a acidez dos solos na sua germinação.

ActinoQuiz - jogo de tabuleiro
Este jogo tem como objetivo dar a conhecer o mundo das actinobactérias de uma forma divertida. Desta forma associa-se o imenso potencial biotecnológico deste grupo à sua enorme biodiversidade. Clique para ter acesso ao tabuleiro e cartas.

O que dá cor às algas?
A atividade propõe a realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas e separação e identificação de pigmentos, com análise das características de cada grupo, sensibilizando para a diversidade de recursos marinhos passíveis de exploração sustentada.

ActinoQuiz - jogo de tabuleiro

Crónica de uma morte anunciada: macroinvertebrados como indicadores de poluição dos cursos de água.
Os alunos ficarão a conhecer macroinvertebrados de um curso de água local, a sua biodiversidade, e o papel destas comunidades na avaliação da qualidade da água de um ecossistema dulçaquícola.

O que dá cor às algas?

Sherlock-Holmes: na pista de invertebrados marinhos
A atividade proporcionará uma introdução à sistemática e taxonomia baseada na identificação de invertebrados marinhos da costa portuguesa, com morfologias típicas, e atípicas apresentadas como problemas mistério.