PROTOCOLOS EXPERIMENTAIS



1º Ciclo do Ensino Básico


Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.


Vamos pescar?
A atividade proporcionará a compreensão das consequências da pesca incondicional nas populações de espécies aquáticas de consumo humano, descobrindo a necessidade de estabelecer regulamentação/restrições de pesca que permitam a manutenção da população.



2º Ciclo do Ensino Básico


Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.


Vamos pescar?
A atividade proporcionará a compreensão das consequências da pesca incondicional nas populações de espécies aquáticas de consumo humano, descobrindo a necessidade de estabelecer regulamentação/restrições de pesca que permitam a manutenção da população.



3º Ciclo do Ensino Básico


IMTA - Aquacultura Multitrófica Integrada
Esta atividade permitirá a construção de uma pequena instalação de aquacultura multitrófica integrada, promovendo a compreensão de aspetos essenciais da biodiversidade, da eutrofização associada à descarga de efluentes, e das soluções para a exploração sustentada e valorização económica dos recursos marinhos.


Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.


Vamos pescar?
A atividade proporcionará a compreensão das consequências da pesca incondicional nas populações de espécies aquáticas de consumo humano, descobrindo a necessidade de estabelecer regulamentação/restrições de pesca que permitam a manutenção da população.



Ensino Secundário


IMTA - Aquacultura Multitrófica Integrada
Esta atividade permitirá a construção de uma pequena instalação de aquacultura multitrófica integrada, promovendo a compreensão de aspetos essenciais da biodiversidade, da eutrofização associada à descarga de efluentes, e das soluções para a exploração sustentada e valorização económica dos recursos marinhos.


Reprodução nos peixes: maturação de gónadas e gâmetas.
A atividade proporcionará a observação microscópica de gónadas e gâmetas de solha e tainha nos seus diferentes estado de maturação, permitindo a identificação dos tecidos e tipos celulares característicos de cada género, em associação com o seu papel funcional.


Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.


o ciimar

O CIIMAR - Centro interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - é uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto. Tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção do desenvolvimento tecnológico e o apoio a polítcas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais.
O CIIMAR desempenha também um papel de relevo na formação e promoção da educação científica e tecnológica na sociedade portuguesa, de forma a melhorar o conhecimento e a percepção pública da ciência e a aumentar o interesse dos jovens estudantes para as carreiras científicas.