PROTOCOLOS EXPERIMENTAIS
1º Ciclo do Ensino Básico
Como nasce e cresce uma artémia?
A atividade introduz a noção de que cada organismo necessita de um meio adequado à sua sobrevivência e desenvolvimento, e dá a conhecer a artémia em diferentes fases do seu ciclo de vida assim como os seus ovos de resistência.
Vamos pescar?
A atividade proporcionará a compreensão das consequências da pesca incondicional nas populações de espécies aquáticas de consumo humano, descobrindo a necessidade de estabelecer regulamentação/restrições de pesca que permitam a manutenção da população.
2º Ciclo do Ensino Básico
Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.
Vamos pescar?
A atividade proporcionará a compreensão das consequências da pesca incondicional nas populações de espécies aquáticas de consumo humano, descobrindo a necessidade de estabelecer regulamentação/restrições de pesca que permitam a manutenção da população.
3º Ciclo do Ensino Básico
IMTA - Aquacultura Multitrófica Integrada
Esta atividade permitirá a construção de uma pequena instalação de aquacultura multitrófica integrada, promovendo a compreensão de aspetos essenciais da biodiversidade, da eutrofização associada à descarga de efluentes, e das soluções para a exploração sustentada e valorização económica dos recursos marinhos.
Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.
Vamos pescar?
A atividade proporcionará a compreensão das consequências da pesca incondicional nas populações de espécies aquáticas de consumo humano, descobrindo a necessidade de estabelecer regulamentação/restrições de pesca que permitam a manutenção da população.
Ensino Secundário
IMTA - Aquacultura Multitrófica Integrada
Esta atividade permitirá a construção de uma pequena instalação de aquacultura multitrófica integrada, promovendo a compreensão de aspetos essenciais da biodiversidade, da eutrofização associada à descarga de efluentes, e das soluções para a exploração sustentada e valorização económica dos recursos marinhos.
Reprodução nos peixes: maturação de gónadas e gâmetas.
A atividade proporcionará a observação microscópica de gónadas e gâmetas de solha e tainha nos seus diferentes estado de maturação, permitindo a identificação dos tecidos e tipos celulares característicos de cada género, em associação com o seu papel funcional.
Otólitos: O Bilhete de Identidade dos peixes
Os alunos contactarão com métodos convencionais de extração e preparação de otólitos com posterior estimativa da idade de peixes, contextualizando a utilização e importância dos otólitos para a gestão sustentada dos recursos haliêuticos.